A relevância da otimização responsiva no desenvolvimento Web

Você sabe o que significa a otimização responsiva dos websites? Não sabe? Então segue o fio abaixo:


A otimização responsiva ocorre quando uma página para telas grandes (Exemplo: Full HD 1920x1080) se adapta automaticamente para telas menores, como celulares e tablets, quando acessada por esses aparelhos.

Sabemos que a maior parte dos acessos na internet são feitos em dispositivos móveis. O brasileiro passa, em média, 5,4 horas diárias navegando por meio desses dispositivos. Sabendo disso, devemos prestar atenção na maneira como desenvolvemos nossos sites, de forma que nossos visitantes e possíveis clientes possam desfrutar de uma interação minimamente agradável em nossas páginas da Web.

Hoje dispomos de ferramentas que possibilitam ajustes quase automáticos dos elementos nos templates montados em nossos projetos, sendo o Bootstrap a mais utilizada, eficiente e fácil de utilizar pelos desenvolvedores, além de disponibilizar componentes responsivos prontos para implementar e estilizar das mais variadas formas.

Templates responsivos que foram bem ajustados, apresentam melhores notas nos motores de busca, além de ter seu tempo de carregamento agilizado. A otimização responsiva, aliada à otimização de imagens e no código Backend, são ótimas combinações para seu site ficar tão rápido quanto possível.

Durante o desenvolvimento de um projeto web, os ajustes que fazem uma página ficar responsiva devem ser realizados concomitantemente com a montagem geral, pois isso agiliza o desenvolvimento como um todo. Há também a possibilidade de realizar este ajuste em projetos que não foram otimizados na montagem. O processo é rápido e eficaz, resolvendo problemas cruciais ou urgentes no modo mobile, evitando que você venha a passar aquele sufoco com os clientes!


Se você tem mais dúvidas sobre como melhorar o seu projeto, fale com a gente!



Rafael Pereira