Existe vida além do WordPress

Encontramos na internet milhares de sites desenvolvidos em WordPress, geralmente por agências que oferecem o serviço de desenvolvimento, a um custo baixo e rápida velocidade de entrega.

Mas qual o motivo do WordPress atrair tanto o interesse destas empresas e porque pensar em ter um site com este CMS nem sempre é uma boa ideia.

Geralmente as agências já possuem layouts prontos, que necessitam apenas de uma rápida adaptação visual, ou então utilizam plugins de gestão visual, que modificam as páginas da forma que melhor se adapta ao negócio daquele cliente.

O que esquecem de informar quando utilizam destas práticas, para apresentar ao cliente um site bonito, mas nem sempre funcional, é a quantidade de requisições que um sistema que possui editor visual traz, principalmente ao banco de dados, que está acostumado a lidar com lançamento de dados, mas não linhas e mais linhas de tags para posteriormente serem renderizadas no frontend.

Além deste empecilho que estes recursos de edição visual trazem para a performance de todo o sistema, outro ponto bastante negativo é a facilidade que o WordPress, em razão da sua popularidade, traz no quesito vulnerabilidade, pois, devido ao acesso open source ao código, facilmente pessoas mal-intencionadas buscam brechas em plugins ou no próprio CMS para possibilitar a inclusão de scripts maliciosos.

Diante da grande demanda de projetos que recebemos apresentando estes problemas, nós, como desenvolvedora de software, buscamos soluções próprias quando o cliente necessita de um site rápido e ao mesmo tempo com recursos personalizados.

Deste modo, não desenvolvemos sites WordPress com plugins de gestão visual, mas customizamos cada página, com menu individual de gestão, nativos do próprio sistema, tratando as funções do sistema como elas realmente devem ser tratadas.

Possivelmente, se você chegou até este artigo, deve estar buscando informações se um site WordPress para seu projeto é interessante ou não, ou por que meu site WordPress está lento.

Para tirar esta dúvida da sua cabeça, eu posso dizer que sim, você pode optar pelo sistema de gestão de conteúdo mais utilizado do mundo, mas até ao ponto dele ser utilizado somente para gestão de conteúdo, e não para um projeto escalável, onde deseja incluir vários novos recursos, sistemas internos de controle e lógica avançados, pois no final, caso isso aconteça, você vai se deparar com um emaranhado de plugins, que muitas vezes ficam obsoletos e para desenvolvê-los custariam mais que criar um sistema do zero.

Então, dependendo o seu caso, uma solução de gestão customizada é mais adequada.

Converse com um analista de desenvolvimento, apresente seu projeto e veja qual é a melhor solução, pois cada caso possui peculiaridades que devem ser levadas em consideração antes de iniciar a criação.

Nós da Flanp Soluções Tecnológicas, possuímos soluções de desenvolvimento personalizado, com painel de gestão em TypeScript com os mais modernos frameworks visuais e de backend disponíveis no marcado.

Um projeto customizado pode ter um custo inicial um pouco mais elevado, mas a longo prazo, fará muito mais sentido e trará maior prosperidade para novos recursos ao seu sistema.



Jho Moreira