O passo fundamental para que seu projeto nasça e evolua

Aqui na Flanp nos deparamos muitas vezes com clientes insatisfeitos com a contratação de profissionais que não executaram o projeto ao ponto de atender as expectativas mais básicas de um sistema.

Quando realizamos uma análise mais minuciosa, observamos que, embora a ideia lógica esteja definida, o documento de requisitos nunca foi elaborado, e aí que está o grande problema, pois sem este guia, a tendência de acabarmos com um projeto mal projetado é imensa, e acaba gerando um custo muito mais elevado para os ajustes de efetiva conclusão.

O que geralmente acontece é a busca de um profissional que tem toda a expertise em programação ou até mesmo na criação de layout, porém, uma única pessoa não consegue executar todos os processos envolvidos na criação de um sistema, que necessita de uma equipe multidisciplinar, da análise inicial, passando pelo profissional de UX e por fim o gestor de projetos e a execução das atividades de programação pelos desenvolvedores.

O documento de requisitos é levantando pelo analista ou engenheiro de software que ficará em contato direto com o cliente, captando todas as informações e também apresentando novas soluções para o objetivo desejado.

Então elaboramos os casos de uso, o diagrama de classes e o fluxo lógico de todo o sistema, só desta forma, temos então o embasamento, que servirá como o alicerce para os passos seguintes.

Com o guia em mãos, o gestor de projetos consegue elaborar as atividades, que são lançadas em histórias, e estas histórias são divididas em tarefas menores que serão incluídas em um sprint, com a definição da data de início e término das atividades.

Após este processo, geramos o cronograma de atividades que o contratante receberá para visualizar os prazos estimados.

Dependendo da dimensão do projeto, cada sprint prevê um MVP do inglês Minimum Viable Product (mínimo produto viável), onde poderá testar a funcionalidade proposta na conclusão daquela execução.



Para projetos menores ou que já possuem partes pré-desenvolvidas, o cronograma estima a data de início e término de todo o projeto, pois é mais previsível e com menos processos de teste.

O processo de levantamento de requisitos acaba sendo muitas vezes exaustivo, com ajustes, alterações de protótipo e diversas reuniões de alinhamento, e talvez por esta razão, muitos profissionais acabam pulando esta etapa, ou também por entender que seja desnecessária.

A verdade é que o principal problema de projetos incompletos ou mal elaborados, seja justamente a falta deste planejamento inicial, causando muitos transtornos e elevando o número de clientes insatisfeitos e reclamações.

Por fim, um sistema bem projetado tende a facilitar também sua escalabilidade, pois possui um mapa de como funciona e toda a sua lógica, possibilitando que outras equipes de desenvolvimento possam mantê-lo e evoluí-lo.

Meu conselho, em todos estes anos que trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas é:

Não pule a construção da base de sustentação para ter a casa pronta mais rapidamente, elabore seu projeto com todo cuidado necessário para que possa prosperar.

Não é atoa que hoje a maioria das agências prefiram sistemas prontos, como Magento e WordPress para oferecer para seus clientes, pois eles não precisam preocupar-se com análises aprofundadas e tem o retorno muito mais rápido e com um custo reduzido, em contrapartida não são transparentes do impacto destas escolhas.

A verdade é que cada projeto necessita de tecnologias apropriadas para funcionar, e vamos saber verdadeiramente o que melhor atende esta demanda, avaliando muito bem os seus propósitos.




Jho Moreira